ORIENTAÇÕES A UM JOVEM INICIANTE...

 

ORIENTAÇÕES A UM JOVEM INICIANTE...
 
Pedro Virgínio P. Neto

Seu real valor está no tipo de pessoa que você é ou se tornará, não nos bens que você possui ou no montante do salário que você recebe ou receberá. Não se deixe medir, nem meça ninguém. Não abaixe a cabeça, sentindo-se inferior, nem olhe por cima, sentindo-se superior. Olhe de frente, num sinal de respeito e de igualdade essencial.

Antes de exaurir-se para adquirir bens exteriores (carro, casa, moto, dinheiro, etc.) esmere-se por desenvolver bens interiores (inteligência, sabedoria, força de vontade, caráter justo, contentamento e padrões de pensamento elevados). Nos bens interiores está a base mais firme da vida. Os fundamentos do seu espírito.

Guie-se pelo princípio: SER, FAZER e TER. Conscientemente consinta e busque a formação interior, para ser o melhor ser humano possível. Faça no mundo as melhores obras, de acordo com o melhor que há em você. Conseqüentemente, você receberá os bens necessários para continuar em sua senda de desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, moral, espiritual e, também, material. 

Prepare o terreno. Selecione a semente. Plante a semente. Regue a semente. Espere o tempo da natureza. Coopere com ela quando possível. A semente brotará, crescerá e, ao cabo de dias, dará os frutos que você poderá colher. Reinicie o processo plantando novas sementes. Moral da história: Não seja imediatista. Não pense que pode simplesmente saltar por sobre a fase do trabalho e ir direto à obtenção dos resultados. Caminhos alternativos muitas vezes são desonestos ou irão colocá-lo no lugar que você não está pronto para estar. Nesses casos, a queda é iminente.

Seja paciente, perseverante e humilde. Encare as pequenas missões como se fossem grandes. Trabalhe pelo pequeno salário como se trabalhasse por um grande salário. Aprenda a obedecer, antes de querer mandar. Aprenda a cooperar, antes de querer liderar. Aprenda a observar, ouvir e analisar, antes de querer corrigir o que julga estar errado.

Não seja tolo, distorcendo minhas palavras, como Daniel San ao não compreender o sentido de “pintar a cerca” e “lixar o assoalho”. 

Pense nisso!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios da educação em face da neurodiversidade: Considerações sobre O Autismo

Opinar ou calar? Que eco é esse que reverbera nas redes sociais?