MÉTODO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

MÉTODO DE LEITURA E 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Pedro Virgínio P. Neto

O seguinte método foi estabelecido em estudos com minha filha de 10 anos, visando ser para ela uma ferramenta de estudo. Um caminho (Método) a ser percorrido em todo estudo de texto.
Este método foi pensando para ser aplicado em textos didáticos de ensino fundamental, mas seus elementos podem ser adaptados para a leitura de artigos ou livros de maior complexidade.
MÉTODO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 
1.    Transforme o título numa pergunta
2.     Ler o texto
3.     Circule as palavras-principais (Conceitos)
4.     Sublinhar as frases-principais (proposições)
5.     Escrever esquema-resumo (Resumo esquematizado)
6.     Revise o entendimento do texto respondendo a pergunta do título.

A.   Transforme o título numa pergunta:
Todo texto procura responder a uma pergunta oculta.  O título é escolhido pelo escritor de acordo com o que ele pretende comunicar. Logo, ao transformar o título em uma pergunta, você pode devolver essa mesma pergunta para o texto como se perguntasse ao próprio escritor ou a um professor e pode “ouvir” a resposta que ele dará. Se ao final do estudo do texto você conseguir responder a pergunta que elaborou baseado no título, então você terá feito uma boa leitura e interpretação.
B.   Ler o texto
Ao ler o texto completo, sem parar, com uma a velocidade constante (Sem interromper a leitura, mesmo que não entenda tudo), você toma conhecimento inicial de tudo o que o texto diz. Algumas partes do texto já vão lhe chamar mais a atenção do que outras. Provavelmente estas são as partes mais importantes do texto. É nessas partes que está a mensagem principal do texto.
C.     Circule as palavras principais (Conceitos)
Dentro do texto existem palavras especiais (Conceitos) que guardam o significado principal do texto. Outras palavras servem apenas para completar o sentido. Por exemplo, na frase:
A atmosfera teve importante papel na origem da vida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras partículas constituintes dos seres vivos.”

Perceba que a palavra atmosfera é a mais importante, seguida da palavra gases, numa referência aos elementos químicos, e da palavra reagiram, numa referência às reações químicas entre os elementos.

D.   Sublinhar frases principais (Proposições)
Do mesmo modo que você identifica as palavras especiais (Conceitos), deve também procurar identificar as frases principais. Essas frases geralmente fazem uma afirmação ou uma negação sobre algo. Por exemplo:
A palavra atmosfera significa esfera de ar. Realmente, a Terra é toda envolvida por uma camada de ar, invisível, que tem quilômetros de espessura. A atmosfera teve importante papel na origem da vida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras partículas constituintes dos seres vivos. Posteriormente, os vegetais verdes, através da fotossíntese, produziram grandes quantidades de oxigênio, que passaram para a atmosfera. Isso tornou possível o surgimento de novas formas de vida, enriquecendo a natureza. No Sistema Solar, sem dúvida, somente a Terra apresenta condições de abrigar a vida tal como a conhecemos.
A expressão destacada é uma das frases mais importantes do texto. Ela faz uma afirmação sobre o papel dos vegetais na produção do ambiente adequado para a vida na terra: Elas são produtoras de oxigênio.   
E.    Escrever esquema-resumo (Resumo esquematizado)
O esquema resumo nada mais é que uma lista de Palavras especiais (Conceitos) e de frases especiais (proposições) destacadas do texto e escritas em uma página do caderno. Exemplo, baseado no tempo citado acima:
Ø Atmosfera – Gases e vapor de água
Ø Origem da vida
Ø Vegetais – fotossíntese – oxigênio
Ø Novas formas de vida
F.     Revise o entendimento do texto respondendo a pergunta elaborada sobre o título.
Nesta fase, na revisão do entendimento do texto, o leitor deve tentar responder a pergunta inicialmente elaborada a partir do título do texto. Deve tentar responder para si mesmo ou para outra pessoa. Primeiro pode responder a pergunta olhando para seu esquema resumo, destacando e explicando cada palavra-especial e cada frase-especial. Se conseguir fazer isto, o objetivo da leitura terá sido alcançado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios da educação em face da neurodiversidade: Considerações sobre O Autismo

Opinar ou calar? Que eco é esse que reverbera nas redes sociais?