Projeto de intervenção psicopedagógica: Autoconhecimento e autotransformação

 

Projeto de intervenção psicopedagógica
  
 EEEP Governador Virgílio Távora

Autoconhecimento e autotransformação

Coordenador: Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Título do projeto: Autoconhecimento e autotransformação
Objetivo geral: Conduzir os estudantes através um processo de autoconhecimento no que diz respeito às suas forças e limitações atitudinais, sobretudo dentro do contexto das ações acadêmicas.


Atitudes/ Ações              
Tempo estimado
Objetivos
1. Aplicar teste sociométrica

01 aula
  1. Identificar o grau de coesão do grupo.
  2. Identificar as lideranças.
  3. Identificar as pessoas isoladas.
  4. Identificar os pontos de vista pessoais sobre o grupo e suas posições nele.
2. Reflexão junto à turma sobre os resultados do teste – Convivência grupal.

01 aula
  1. Apresentar as conclusões do teste.
  2. Refletir sobre a importância da solidariedade grupal para o sucesso de todos.
  3. Refletir sobre atitudes que favorecem a boa convivência no grupo.

3. Palestra e auto-avaliação sobre as competências de um estudante de sucesso.

01 aula
  1. Apresentar aos alunos os comportamentos práticos que fazem o estudante de sucesso.
  2. Realizar a auto-avaliação
4. Entrevista com cada aluno, usando como mponto de contato os resultados das auto-avaliações e resultados de desempenho.

Duas semanas
  1. Conhecer mais intimamente cada aluno.
  2. Dar feedback ao aluno sobre seu desempenho.
  3. Ouvir suas queixas e orientá-los quanto às possíveis soluções.
5. Estudo sobre o livro: Pare de se sabotar e dê a volta por cima- Como se  livrar de comportamentos que atrapalham sua vida, do autor psicoterapeuta Flip Flipen. Editora Sextante, 2010.

03 aulas
( E um período ṕara elaboração pessoal do plano de tração)
  1. Refletir sobre a idéia de que nosso sucesso é definido não só por nossas qualidades, mas também por nossas limitações.
  2. Refletir sobre as dez limitações analisadas no livro  e conduzir o aluno a uma auto-avaliação sobre as suas principais limitações, traçando um plano para minimizá-las.
6.  Filme “Universidade Monstros”.  Reflexão sobre forças e limitações a partir do  (Preparar roteiro de análise)

03 aulas
  1. Analisar os comportamentos dos personagens Mike Wazowski e James P. Sullivan, identificando neles forças e limitações.

7. Roda de conversa/ Formação com os líderes em potencial do grupo (identificados com base no sociograma)

02 aulas
(Momentos extra-classe)
  1. Dialogar e refletir sobre o papel e a importância de uma liderança.
  2. Levá-los a assumir um comprometimento maior com o desenvolvimento do grupo, uma vez que foram “eleitos” pela turma como as lideranças da turma.
8. Pacto de melhoria contínua grupal, definindo prazos para avaliações.


01 aula
  1. Comprometimento coletivo, em Assembléia de turma, coordenada pelos líderes de turma, para estabelecer um conjunto de metas de melhoria contínua e coletiva.
  2. Definir um prazo para observação dos avanços e uma data para a nova Assembléia, onde serão avaliadas as mudanças.
9. Palestra com os pais sobre temas pertinentes: Adolescência. (Roda de conversa)

Extra-classe
  1. Refletir sobre as necessidades afetivas, cognitivas, atitudinais e comportamentais do adolescente.
  2. Incentivar os pais a relatarem suas dificuldades, numa troca de experiências e informações com os outros e a sugerir formas de Família e Escola se apoiarem na tarefa educativa.
10. Avaliação dos resultados.

Extra-classe
1. Avaliar os resultados da intervenção junto a alunos, professores e diretor de turma.


Data de conclusão do projeto: ____/____/_____

Observações sobre o projeto: ________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios da educação em face da neurodiversidade: Considerações sobre O Autismo

Opinar ou calar? Que eco é esse que reverbera nas redes sociais?