Os desafios da educação em face da neurodiversidade: Considerações sobre o Autismo Prof. Pedro Virgínio P. Neto O avanço dos estudos em neurociências tem possibilitado compreender mais ampla e profundamente os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Esses estudos têm demonstrado que algumas pessoas não seguem a rota típica do neurodesenvolvimento, apresentando diferentes modos de perceber, de interagir e de apreender a realidade. São os neurodivergentes. São indivíduos que tem um desenvolvimento neurobiológico atípico e apresentam "características de funcionamento cerebrais diferenciadas em relação ao que se aceita como padrão". Defendem alguns pesquisadores que essas neuroatipias não devem ser consideradas como doenças, pois não estão sujeitas a intervenções de cura. Devem, antes, ser entendidas como "modos específicos de ser" que representam, também, diferentes modos e ritmos de aprendizagem. Entender esses difer
PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – EBD/2021 PRIMEIRA IGREJA BATISTA REGULAR DO CRATO CONCEITO BASILAR DE EDUCAÇÃO O termo Educação , em sua origem etimológica, dizem os pesquisadores, significa “trazer para fora”. Esse trazer para fora podendo significar o preparo da pessoa para viver fora de si mesma, em sociedade. Preparar para viver no mundo. Bem como, podendo significar despertar o potencial que está dentro da pessoa, adormecido. Provocar o desenvolvimento da pessoa. Uma pessoa não nasce completa, pronta. Nem fisicamente, nem espiritualmente. Nascemos dotados de órgãos e funções básicas, dotados de potencial para nos tornar seres humanos maduros. Nascemos e nos desenvolvemos fisicamente. Adquirimos hábitos e habilidades intelectuais e sociais. Espiritualmente também passamos por tal processo. Como crianças recém nascidas, bebemos do genuíno leite espiritual. E vamos crescendo e aprendendo até nos tornarmos mestre
Comentários
Postar um comentário